(42)3028-2800 / 3028-2822 (42)99928-0252

Intestino e metabolismo e suas interferências na qualidade de vida

Data de publicação: 12 de dezembro de 2018

Manter a saúde física e mental é um desafio dos tempos modernos. Cada vez mais, profissionais e pacientes buscam alternativas capazes de promover a saúde, de maneira integrativa. Algumas correlações são importantes para que o binômio corpo e mente esteja bem para que possamos desempenhar as nossas atividades e seguir a rotina diária de forma plena. Uma dessas correlações é o nosso metabolismo e o funcionamento do nosso intestino. Diferentemente do que se pensa, o funcionamento ideal de ambos não está somente atrelado a questões como o emagrecimento. Vamos além e percebemos que a qualidade de vida passa pelo bom desempenho desses dois elementos. Manter o nosso corpo funcionando e processando os nutrientes, que provém da alimentação, é manter a balança da saúde em equilíbrio.

Um metabolismo lento, ou em desequilíbrio, acumula toxinas e precisa de atenção. Entender os fatores que promovem algum tipo de disfunção é o caminho, muitas vezes, para outros problemas de saúde, que dê certa forma, estão correlacionados com o mau funcionamento dele.

Agora, imagine isso e some a problemas intestinais. É a combinação perfeita para que não estejamos bem. Muito se fala sobre o papel do intestino para o bom andamento da nossa saúde. Há quem diga, inclusive, que ele é o nosso segundo cérebro, tamanha a sua importância para que se garanta o bem-estar. A justificativa para essa afirmação advém do fato dele concentrar grande quantidade de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer, interferindo diretamente no nosso humor.

O assunto é extenso, com muitas análises. E tem sempre muita coisa bacana sendo disponibilizada no mercado. Informação, auxílio e medicamentos corretos, aliados, acima de tudo, a hábitos saudáveis, são essenciais.

 


Juliana Ribeiro
Juliana Ribeiro

Juliana Parente Menezes Ribeiro CRF-PR: 14330. Farmacêutica de formação com habilitação em Análises Clínicas. Diretora técnica e proprietaria da Farmacia Eficácia Brasil desde 2002. Especialista em saúde quântica, farmácia magistral, cosmetologia, homeopatia, florais de Bach, Minas, St Germain e Quanticos, Auriculoterapia, practitioner de Bach (England). Pos graduanda em Farmacia Clínica. Professora credenciada no sistema Florais de Minas (Itaúna/MG), Técnica em Bioeletrografia (IUMAB), atua com biorressonancia e fitoterapia chinesa, co-autora do livro Modulando a Vida com Florais (2016). Docente na pós graduação em Saúde Quântica (Uninter, Facel e E-Eid). Colaboradora em diversos artigos na área de saúde Integrativa em jornais, revistas e blogs. Participou como farmacêutica colaboradora no livro Formulário Magistral Dermatológico no capítulo cosmetologia com óleos essenciais (2017).

Compartilhar: